NOVEMBRO AZUL.
NOVEMBRO AZUL
Mês de Combate ao Câncer de Próstata
Novembro foi o mês escolhido para alertar sobre o câncer de próstata, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce da doença, segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil ( o primeiro é o câncer de pele). O câncer de próstata costuma ter evolução lenta e tem 90% de chances de cura se for detectado na fase inicial.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).
Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases. No Brasil, é recomendado que homens acima dos 45 anos façam esses exames anualmente.
Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.
Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA)
No Comment